Estas calls partem do reconhecimento do papel crucial que a capacidade de inovação das pequenas e médias empresas pode ter nas questões ligadas à defesa.

As propostas devem incidir sobre tecnologias e soluções de defesa inovadoras, incluindo as que demonstrem melhorar a rapidez de resposta, capacidade de mobilização e sustentabilidade das forças militares da UE em todo o seu espectro de tarefas e missões – tais como operações, equipamentos, bases, soluções energéticas e novos sistemas de vigilância. As propostas poderão abranger qualquer aspeto de interesse para a defesa.

O âmbito da primeira call é a investigação sobre soluções, produtos e tecnologias de defesa que sejam inovadores e orientados para o futuro (EDF-2021-OPEN-R-SME: Research on innovative and future-oriented defence solutions). Especificamente, foca-se na progressão tecnológica ou na adaptação de tecnologias do uso civil para a defesa, na perspetiva de transformar resultados de pesquisa em produtos.


Quanto à segunda call, o enfoque está no desenvolvimento de soluções inovadoras e orientadas para o futuro da defesa (EDF-2021-OPEN-D-SME: Development of innovative and future-oriented defence solutions).

Em particular, pretende-se a adaptação de tecnologias do uso civil para a defesa, e a transformação de resultados de pesquisa e das tecnologias em produtos, de forma rápida e eficiente em termos de custos.

Com estas duas chamadas de propostas, pretende-se o desenvolvimento de:


 

  • Soluções inovadoras e eficientes em termos de custos para aplicações de defesa;
  • Conceitos ou abordagens pioneiros, melhorias tecnológicas promissoras, ou a aplicação de tecnologias ou conceitos que não tenham previamente sido usados no sector da defesa;
  • Melhoria da capacidade de inovação europeia, através do envolvimento das PME que possam marcar a diferença no futuro;
  • Potencial para criação de mercados futuros para as PME, especificamente facilitando o seu acesso aos mercados de defesa e redes de abastecimento.
  • Contribuição para o desenvolvimento dos ecossistemas europeus de investigação e tecnologia, bem como para o fortalecimento das redes de abastecimento europeias.