Campanha Regional: Família de Acolhimento no portal da Segurança Social

Campanha Regional “Acolha com Coração Seja uma Família de Acolhimento”

Campanha Regional: Família de Acolhimento no portal da Segurança Social

O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS E JOVENS DE UMA SOCIEDADE, É SUA RESPONSABILIDADE!

 

O Acolhimento Familiar é uma medida de promoção e proteção, enquadrada na Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, aplicada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou pelo Tribunal.

 

Esta medida, permite às crianças e jovens em situação de perigo, uma integração temporária numa família estruturada e devidamente certificada para o efeito, capaz de lhes prestar os cuidados adequados às suas necessidades particulares e promover o seu desenvolvimento integral, na concretização do seu projeto de promoção e proteção.

 

É neste contexto que se desenvolve a Campanha Regional “Acolha com Coração. Seja uma Família de Acolhimento”, tendo como objetivo a Sensibilização e Captação de Famílias de Acolhimento na Região Autónoma da Madeira.

 

Esta Campanha conta com o apadrinhamento de João Rodrigues e de Vânia Fernandes, destacadas personalidades da Região Autónoma da Madeira, que se comprometeram desde o primeiro momento com este projeto, e assumiram dele participar.

 

A Campanha “Acolha com Coração. Seja uma Família de Acolhimento”, está alinhada com a Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Acolhimento Familiar, sob o mote “Há Muitas Crianças a Sonhar Consigo. Seja Família de Acolhimento”, da responsabilidade do Instituto da Segurança Social, em articulação com todas as entidades gestoras do sistema de Acolhimento Familiar (Casa Pia de Lisboa, Instituto de Segurança Social dos Açores, Instituto de Segurança Social da Madeira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa). 

 

As pessoas que desejem conhecer e/ou aderir a este projeto, deverão contactar o Instituto de Segurança Social da Madeira, através do email ISSMadeira-AcolhimentoFamiliar@seg-social.pt ou do telefone 300 084 101, o que permitirá iniciar o processo de informação e esclarecimento para uma tomada de decisão informada.

 

Veja o vídeo.