A Comissão Europeia publicou hoje o inquérito Eurobarómetro Flash de 2025, à escala da EU, que recolheu informações de mais de 17 000 empresas, incluindo 13 000 na UE-27. Destas, 5% foram identificadas como empresas em fase de arranque e 18% como empresas em fase de expansão (empresas que já registam um crescimento anual de, pelo menos, 10%).
O inquérito destaca a forte ambição das pequenas e médias empresas (PME) e os desafios persistentes que se colocam ao seu crescimento. A complexidade regulamentar continua a ser a principal preocupação, citada por quase dois terços dos inquiridos, seguida dos atrasos de pagamento e do acesso limitado ao financiamento.
Apesar disso, as perspetivas de crescimento das PME são globalmente positivas. Desde 2021, quase metade das PME comunicaram um aumento do volume de negócios e do emprego. Numa análise prospetiva, 67% esperam um crescimento do volume de negócios e 46% planeiam aumentar a mão de obra ao serviço – embora a maioria preveja um crescimento modesto inferior a 10% por ano. Destacam-se as startups, com uma em cada cinco a projetar um crescimento superior a 20% ao ano.
No entanto, a expansão continua a ser difícil. As PME orientadas para o crescimento apontam a escassez de competências, os elevados preços da energia, as pressões concorrenciais e os encargos regulamentares como os principais obstáculos.
A maioria das PME (70%) ainda opera a nível nacional, embora cerca de um quarto também exerça atividades em todo o mercado único. As escalas revelam um nível ligeiramente mais elevado de atividade de exportação na UE.
Persistem obstáculos à expansão transfronteiras, incluindo ambientes empresariais divergentes (33%), regras pouco claras (30%) e questões fiscais (29%). No que diz respeito aos chamados «Dez Terríveis» obstáculos ao mercado único da UE, os mais importantes são as regras e autorizações em matéria de tributação/IVA, seguidas do destacamento de trabalhadores, do reconhecimento de qualificações e da regulamentação em matéria de transferências de resíduos.
Apesar destes desafios, o inquérito revela um panorama de PME resilientes e viradas para o futuro, com um potencial inexplorado significativo.
Inquérito Eurobarómetro «Start-up, Scale-Up and Entrepreneurship»
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.