27-01-2026

Report Global de IA 2026


Saiba como se estão a redefinir os modelos de negócio, promovendo o crescimento e transformando a força de trabalho com o uso da IA.

Report Global de IA 2026, apresentado pela NTT Data e sumariado na IT Insight,  analisa de que forma as organizações mais avançadas estão a conseguir passar dos projetos-piloto para resultados financeiros concretos.

Os dados do inquérito realizado a 2.567 executivos de topo, em 35 países e 15 setores de atividade, mostram que apenas 15% das organizações inquiridas cumprem os critérios para serem consideradas “líderes em Inteligência Artificial (IA)”, uma categoria definida pela existência de estratégias claras, modelos operacionais maduros e execução consistente.

Estas empresas têm 2,5 vezes mais probabilidade de registar um crescimento de receitas superior a 10% e uma probabilidade três vezes maior de alcançar margens de lucro iguais ou superiores a 15% com iniciativas de inteligência artificial.

Segundo o relatório, a principal diferença entre estas organizações e o restante mercado está na forma como encaram a IA, não como uma iniciativa tecnológica isolada, mas como um motor central de crescimento. Os líderes integram a IA de forma transversal na estratégia empresarial e concentram-se em poucos domínios com elevado potencial económico, redesenhando processos de ponta a ponta em vez de adotarem soluções superficiais.

O estudo identifica ainda um “efeito de círculo virtuoso”, em que investimentos iniciais bem-sucedidos geram resultados rápidos que, por sua vez, sustentam novos investimentos e aceleram o crescimento.
 
Consulte a matéria da IT Insight.

Aceda ao Report Global da NTT Data.
 

Última atualização

27-01-2026

Última atualização

27-01-2026