Caros(as) colegas,
É com grande pesar que comunico que faleceu hoje, 12 de agosto, Manuel Patuleia, membro n.º 3 da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e ex-vice-presidente da Comissão Instaladora Associação dos Técnicos Oficiais de Contas (ATOC), entidade que esteve na génese da nossa Ordem. Atualmente, era o presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC).

Nascido a 16 de abril de 1939, Manuel Patuleia dedicou toda a sua vida a lutar pelo reconhecimento da profissão. No dia 15 de julho de 1996 tomou posse como membro da comissão instaladora da ATOC, na companhia de António Domingues de Azevedo, Albano Santos, Fernando Melo e José Matias Araújo. Os seus caminhos acabariam por separar-se, mas o essencial foi concretizado: as bases e um estatuto para a profissão de técnico oficial de contas.

Sempre mantive uma relação muito cordial e empática com Manuel Patuleia. Recentemente, também enveredámos por soluções e projetos distintos para a profissão. Mas não foram essas ideias diferentes que beliscaram o nosso relacionamento. Bem pelo contrário. Ainda o ano passado, foi – como não poderia deixar de ser – um dos convidados para dar o seu testemunho no vídeo produzido pela OCC para assinalar os 25 anos da regulamentação da profissão.

Manuel Patuleia sempre foi fiel a uma causa: o melhor para a profissão e para os profissionais. Seguiu, com convicção, o seu rumo, mas ninguém esquecerá o papel que teve para a construção das fundações desta grande profissão e desta grande casa que tenho a honra e o privilégio de liderar. Por isso, considero que a contabilidade está de luto.
À família enlutada e amigos, e em especial ao seu filho Luís Patuleia, colaborador da Ordem, em meu nome pessoal e em nome da Ordem dos Contabilistas Certificados, apresento as mais sentidas condolências.
 
A bastonária
Paula Franco
Lisboa, 12 de agosto de 2021
NOTA: O velório decorre hoje, 13 de agosto, na Igreja da Portela, entre as 15 e as 22 horas.