Já são conhecidos os vencedores nacionais da edição deste ano dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da Estratégia Europa 2020 que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa.
Dos 17 projetos que integram a Short List, o júri nacional selecionou dois projetos que vão representar Portugal na grande final europeia, que vai ter lugar na Eslovénia, em novembro, por ocasião da SME Assembly 2021:
Comércio Digital
Vencedor na categoria de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital
O Programa Comércio Digital, criado em 2018, integra a “Academia Digital”, uma plataforma e-learning totalmente gratuita, com conteúdos formativos de capacitação sobre marketing digital e negócios na internet para a economia digital. O objetivo deste projeto é apoiar os empresários do comércio e serviços na digitalização dos seus negócios, de forma a obter novos clientes e expandir para novos mercados.
O projeto tem uma dimensão nacional e pretende capacitar 50.000 empresas para a Economia Digital do setor do comércio e serviços de Portugal.
Com a pandemia por COVID-19 a internet o digital a ganharam enorme relevância para empresários, comerciantes e empreendedores, o que deu enorme impulso ao projeto.
AQUA+® Água na medida certa
Vencedor na categoria “Apoio à Transição Sustentável”
O AQUA+® Água na medida certa, é um referencial pioneiro na Europa e inovador a nível mundial para o uso eficiente da água nos edifícios, dotando os cidadãos e o setor imobiliário de informação até agora inexistente.
Ao promover o consumo racional de água potável e a sua circularidade, o AQUA+ contribui para o aumento da sustentabilidade através da conservação dos recursos hídricos.
Portugal tem um historial vencedor na competição europeia, encontrando-se no conjunto dos países que mais galardões receberam da Comissão Europeia, num alinhamento com o seu posicionamento em matéria de empreendedorismo na Europa. Desde 2006, data da primeira edição dos EEPA, o IAPMEI já distinguiu mais de uma centena de projetos pelo seu cariz dinamizador de empreendedorismo.
Para além das duas iniciativas que vão representar Portugal na final europeia, foram distinguidos mais 4 projetos como 1ºs classificados nas seis categorias a concurso:
Categoria 1- Promoção do Espírito de Empreendedorismo Talento Empreendedor e Criativo em Santo Tirso Câmara Municipal de Santo Tirso |
Categoria 2- Investimento nas competências empreendedoras MAIS Tec – Consórcio para a Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico Promovido pela SANJOTEC – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira em parceria com Universidade de Aveiro, com ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e com TECMINHO – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento |
Categoria 3 – Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à transição digital Comércio Digital Promovido pela ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital em parceria com Câmara Municipal de Viana do Castelo e com CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal |
Categoria 4 – Apoio à internacionalização das empresas Primeira Pedra Promovido pela ASSIMAGRA – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais em parceria com experimentadesign – Associação Cultural e com Município de Porto de Mós |
Categoria 5 – Apoio à transição sustentável AQUA+® Água na medida certa Promovido pela ADENE – Agência para a Energia |
Categoria 6 – Empreendedorismo responsável e inclusivo Casa do Impacto Promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa |
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.