Decorreu ontem, 17 de março, nas instalações da Polopiqué  em Santo Tirso, sessão de apresentação de resultados da Agenda Mobilizadora Projeto Lusitano, projeto a decorrer no âmbito da Componente C5 do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e com execução em acompanhamento pelo IAPMEI.

Este projeto, liderado pela Nau Verde e envolvendo empresas como a Calvelex, Paulo de Oliveira, Polopiqué, Riopele e Twintex, assim como 5 entidades do sistema científico e uma associação, já reportou 40% dos investimentos previstos (111,5 M€ no total) e visa promover a reindustrialização da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) nacional através do desenvolvimento de atividades de Investigação & Desenvolvimento, Inovação Produtiva, Formação e Internacionalização. O objetivo é trazer de volta à Europa uma parte crucial da cadeia de valor deste setor, criando a capacidade de fabricar fios de fibras recicladas e naturais, e subsequentemente, novos e inovadores produtos têxteis e de vestuário de superior valor acrescentado.

Durante o evento foram apresentados pelos respetivos líderes dos work packages os seus desenvolvimentos e progressos e, para além da apresentação de resultados e perspetivas de impacto desta Agenda, houve ainda oportunidade para conhecer a unidade de fiação da Polopiqué e visitar exposição de produtos já desenvolvidos no âmbito da Agenda Mobilizadora, com evidência da evolução tecnológica do processo de fiação.

A intervenção da CEO do grupo Polipoqué, Cidália Neto, deu nota da relevância deste projeto para o setor, indicando que se estima que a Agenda venha a contribuir nos próximos 5 anos para a criação de 350 postos de trabalho, dos quais 45 altamente qualificados e um acréscimo de negócios de até 77,8 mil milhões de euros com a venda de novos produtos, num forte contributo para reforçar a posição de Portugal no contexto internacional.

Nesta sessão de apresentação de resultados esteve presente o Presidente do IAPMEI, José Pulido Valente e a equipa de técnicos do IAPMEI que acompanham este projeto. O evento contou ainda com as presenças institucionais do Ministro da Economia e dos Secretários de Estado da Economia e do Ambiente, entre outros.
 
A Agenda Projeto Lusitano é composta por 11 empresas e 6 ENESIS, tem um investimento aprovado de 111 milhões de euros e um incentivo na ordem dos 55 milhões de euros.
 

Projeto Lusitano – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal

A Agenda Projeto Lusitano visa promover a reindustrialização da Indústria Têxtil e de Vestuário (ITV) nacional, por via da concretização de atividades de I&D, Inovação Produtiva, Formação e Internacionalização, que permitam trazer de volta à Europa uma parte crucial da cadeia de valor da ITV, concretamente a capacidade de fabricar fios de fibras recicladas e naturais, e subsequentemente, novos e inovadores produtos têxteis e de vestuário de superior valor acrescentado.

 A Agenda pretende, ainda, promover a transformação competitiva do setor através de esforços concertados de I&D de sistemas inteligentes, alinhados com os paradigmas de Indústria 4.0 e Internet of Things e de sistemas de tratamento e reaproveitamento de efluentes, de modo a reduzir drasticamente o consumo de recursos hídricos. Por fim, pretende-se ainda promover e disseminar os seus resultados, gerando um efeito de contágio para as demais entidades.

Objetivos da Agenda

  • Reindustrialização do setor têxtil em Portugal, assente numa estratégia de sustentabilidade (de negócio e ambiental).
  • I&D de novas soluções de Têxtil e Vestuário baseadas em fibras naturais e/ou recicladas.
  • I&D de novas soluções tecnológicas para produção de fio reciclado/natural e para a Fábrica do Futuro Têxtil, na senda da indústria 4.0.
  • I&D de soluções energéticas e de gestão de recursos para setor têxtil e do vestuário, dando resposta aos desafios ambientais e energéticos conexos com a exploração de novas fibras e materiais.
  • Criação de emprego, nomeadamente qualificado, e respetiva formação.
  • Promoção dos resultados do projeto e internacionalização da Sustainable Label nacional.

Resultados esperados da Agenda

Da Agenda Projeto Lusitano irão resultar 6 Produtos, Processos e Serviços (PPS):

  • Fios reciclados
  • Fios naturais
  • Tecidos à base de fibras naturais e recicladas
  • Coleções de moda, sustentáveis e orientadas ao cliente, baseadas em tecidos naturais e reciclados
  • Sistemas inteligentes e automatizadas para a ITV
  • Tecnologia para reutilização de águas residuais têxteis da ITV