16-09-2024
Desperdício alimentar e redução de resíduos | A visão europeia
Sob os auspícios da Plataforma da União Europeia sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, o subgrupo Ação e Implementação tem destacado o importante papel dos acordos voluntários (AV) sobre a perda de alimentos e a prevenção do desperdício, a fim de impulsionar novas ações nesta área e progredir mais rapidamente em direção à Meta 12.3 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) global.
Este relatório fornece uma visão abrangente dos acordos voluntários (AV) sobre desperdício alimentar e redução do desperdício em toda a Europa, detalhando abordagens, impactos e lições aprendidas, com base em informações recolhidas de 13 Estados-Membros da UE, exemplos da Noruega e do Reino Unido, e uma coligação internacional de partes interessadas, bem como três outras formas de colaboração.
Sobre Portugal é referido o exemplo da promoção de locais específicos para venda de produtos em risco de serem desperdiçados. Este AV foi criado em outubro de 2018 pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA).
O objetivo é garantir um circuito comercial nas lojas de retalho que facilite a venda de alimentos com risco de desperdício. Além disso, o acordo implica a identificação de boas práticas que garantam a comercialização de produtos com risco de desperdício, acompanhada de uma monitorização e sistema de quantificação de produtos vendidos ou doados.
Consulte aqui toda a informação sobre este tema, bem como o relatorio “Reducing food loss and waste: Examples of voluntary agreements and other forms of collaborations across Europe”.
Última atualização
16-09-2024
Última atualização
16-09-2024
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.