O Caminho dos Pretos, na Região Autónoma da Madeira, está ser alvo de trabalhos de recuperação florestal, implantação de uma faixa corta-fogo e a criação de uma rede de combate a incêndios, com apoio do Proderam 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural da R.A.Madeira.
A intervenção pretende minimizar o risco de incêndios florestais e diminuir a possibilidade de propagação do fogo naquela zona, atuando em três frentes.
A primeira frente pretende a recuperação de uma área florestal de 32 hectares, que estava repleta de espécies de fácil combustão. A área está a ser regenerada com algumas plantas endémicas e espécies menos inflamáveis. A intervenção tem previsão para estar concluída no fim de Setembro e representa um investimento de 220 mil euros, financiados pelo Proderam.
A segunda frente contempla um depósito com capacidade para um milhão e 500 mil litros de água, “que irá servir uma conduta de incêndio com nove quilómetros que abarca o Caminho dos Pretos e que vai até ao Palheiro Ferreiro”, já com bocas de incêndio e um reservatório instalados. Um investimento de cerca de dois milhões e 350 mil euros, 85% financiado pelo Proderam.
A terceira frente corresponde à faixa corta-fogo, uma área de 640 hectares, em que 100 hectares foram doados por empresas privadas, onde procedem ao corte e substituição das espécies mais combustíveis, tendo já sido intervencionados 280 hectares da área total.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, acompanhado pela secretária regional do Ambiente e Alterações Climática, Susana Prada, visitou, ontem, as intervenções no Caminho dos Pretos e garantiu a funcionalidade Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF).
Fonte: DN/Proderam2020
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.