Na área do empreendedorismo, foi lançada a Rede Nacional de Incubadoras, tendo havido também lugar para a realização de reuniões neste âmbito.
Decorreram também sessões de abertura de ações de formação e capacitação dirigidas à banca e à comunidade judiciária.
Houve ainda lugar para reuniões para partilha de experiências e apresentação do ENVOLVER e da Rede Nacional de Incubadoras (RNI) junto de universidades.
O Projeto ENVOLVER é financiado pela União Europeia e enquadra-se no Programa de Desenvolvimento do Setor Privado em Angola que decorre sob a coordenação do Ministério da Economia e Planeamento e é operacionalizado pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
Destinado aos agentes que operam em dinâmicas empresariais, este programa tem como objetivo, por um lado, reforçar a capacidade dos agentes dinamizadores da economia na diversificação de serviços financeiros e na criação de instrumentos financeiros inovadores e, por outro, incrementar a melhoria do uso inclusivo desses serviços financeiros mais diversificados e inovadores, junto das Micro Pequenas e Médias Empresas, das mulheres, dos jovens e das populações rurais.
Para tal, esta parceria conta com o apoio técnico especializado do IAPMEI e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) na dinamização de um conjunto de atividades, como ações de formação e sensibilização, desenvolvimento de instrumentos de apoio à gestão, eventos temáticos dirigidos ao sector público e privado, campanhas de sensibilização para o incremento da literacia financeira, entre outras.
A iniciativa envolve o INAPEM, que tem como missão incentivar e alargar o acesso das Micro, Pequenas e Médias Empresas aos serviços bancários e financeiros; os Bancos Comerciais que podem diversificar e criar instrumentos inovadores acessíveis a MPMEs; e por fim, envolve a população e a comunidade judicial, que poderá garantir maior celeridade e eficácia dos processos de litígio comercial para o reforço da dinâmica empresarial.
Mais informação aqui.
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.