As PME da zona metropolitana de Lisboa que necessitem de recursos especializados nesta ou noutras áreas para reforço da sua margem competitiva podem agora recorrer a incentivos à contratação qualificada, lançados no âmbito do programa Lisboa 2030.

Os novos apoios têm por base o Aviso de concurso LISBOA2030 2024-28 – Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados por PME e visam colmatar necessidades de recrutamento de profissionais com qualificação superior, alinhadas com a Estratégia de Especialização Inteligente RIS3 Lisboa 2021-2027.
 
Os recursos humanos a contratar deverão possuir graus de formação compatíveis com licenciatura, mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento e contribuir para a concretização de estratégias de inovação empresarial, em matéria de processos e organização, reforço de competências organizacionais em I&D&I e maior ligação a empresas e outras entidades do sistema nacional de I&I.
 
O objetivo é fomentar a adaptação das empresas à mudança, numa lógica de crescimento e internacionalização, de incremento do emprego qualificado, mas também de resposta aos desafios das transições climática e digital.
 
Podem candidatar-se micro, pequenas e médias empresas, com operações na Área Metropolitana de Lisboa, correspondente à NUT II.
 
O apoio assume a forma de subvenção, com uma taxa de cofinanciamento máxima de 40% ao abrigo do FSE+, sendo considerados elegíveis os custos salariais relativos à contratação de profissionais com formação avançada, incluindo salário base, encargos sociais obrigatórios, assim como subsídios de férias e de Natal.
 
As candidaturas encontram-se abertas até 30 de agosto, sendo a dotação orçamental do Aviso de 1 milhão de euros.
 
 
Para ficar a saber mais sobre novas regras de cofinanciamento público e a sua ligação aos princípios da sustentabilidade, consulte o espaço de conhecimento ‘ESG e Finanças Sustentáveis’ do IAPMEI.