10-11-2025

Transição ESG | Novos apoios à economia circular na região Centro


As PME da região Centro, que procurem acelerar a sua transição para a economia circular, têm disponíveis novos apoios no âmbito do programa Portugal 2030.

Em causa está a abertura de um novo concurso pelo Programa Regional do Centro 2030, que visa incentivar as empresas a avaliarem oportunidades de inovação ligadas à sustentabilidade, através de diagnósticos tecnológicos e procura de soluções para uma utilização mais eficiente de recursos, redução de desperdícios, e valorização da circularidade.

São elegíveis projetos empresariais de natureza simplificada, que envolvam a aquisição de serviços de consultoria em inovação, destinados a identificar problemas técnicos em produtos e processos, que estejam a limitar a capacidade competitiva e a eficiência das empresas, ou a promover o desenho de novos modelos produtivos centrados na economia circular.

Não são consideradas elegíveis atividades associadas exclusivamente ao recurso energia, nomeadamente eficiência energética ou produção de energia renovável.

 
Tipo de apoio

O incentivo assume a forma de subvenção financeira até 15 mil euros por projeto, com a aplicação de uma taxa de cofinanciamento de 80% sobre o total das despesas elegíveis.

As candidaturas estão abertas até final de fevereiro de 2026, e deverão ser submetidas eletronicamente, através do Balcão dos Fundos.
 
 
Saiba aqui como o quadro regulamentar em vigor associado à sustentabilidade pode impactar o negócio das PME.
 

LINKS
Aviso – Economia Circular, Projetos Individuais, Operações de Regime Simplificado –  Centro 2030-2025-36
Mais informação sobre o aviso
ESG e Finanças Sustentáveis
Quadro regulatório europeu para a sustentabilidade
Alinhamento do negócio com fatores ESG
Autodiagnóstico ESG para PME

 
 

Última atualização

10-11-2025

Última atualização

10-11-2025