O IAPMEI tem estado fortemente envolvido na valorização do papel das mulheres na gestão de empresas através da Rede Mulher Líder, um projeto que co-construiu e que agora gere a meias mãos com as empresárias.

A Rede Mulher Líder, que conta já com mais de 150 empresas, é hoje um espaço de confiança, reflexão, partilha de conhecimento e valorização de negócios, em contexto de grupo e contactos bilaterais. Os membros desta rede são mulheres gestoras executivas de empresas de elevado desempenho, muitas das quais PME Líder ou PME Excelência, em setores de bens transacionáveis.

Juliana Oliveira, membro da Rede Mulher Líder, tem 33 anos e é fundadora da ​ OLIMEC. Esta empresa já PME Excelência, faz montagem, manutenção e reparação de máquinas pesadas, e a sua CEO refere:

Num mundo que insiste em colocar-nos rótulos, ser mulher e ocupar um cargo tradicionalmente desempenhado por homens é um ato, considerado por muitos, revolucionário.  Fortes, livres e desobedientes para continuarem a enfrentar as suas lutas e a ocupar os espaços onde querem estar. Assim são a mulheres da OLIMEC.  Que sorte a nossa!”.


 

A rede Mulher Líder é responsável por uma faturação de 1,7 mil M€, dos quais 565 M€ de exportações,  e mais de 15 mil empregos diretos, oferece as empresárias um networking alargado, apostando na diversidade geracional, setorial e áreas de gestão e no estímulo à criação de alianças, negócios e acesso a redes internacionais.

Atualmente, no seu quadro de pessoal, o IAPMEI tem uma forte presença feminina contando com 237 colaboradoras, o que corresponde a 71% do total dos seus colaboradores, que todos os dias trabalham em prol das empresas.