O StartUp Visa e o Tech Visa, dirigidos à captação de talento estrangeiro, foram os programas geridos pelo IAPMEI que maior destaque tiveram, com apresentações detalhadas sobre os mesmos.
Paralelamente, decorreu também a primeira parte do evento de brokerage Lisbon Beyond Summit (LBS), organizado anualmente pelo IAPMEI à margem da cimeira.
Nos dois primeiros dias da edição deste ano, com reuniões presenciais e online, o LBS 2022 proporcionou a realização de dezenas de reuniões nacionais e internacionais entre startups, investidores e outros players do ecossitema.
O evento continua hoje e amanhã em modo digital, para mais um round de reuniões, para a discussão de oportunidades de negócios e parcerias.
Integrada na LBS 2022, o IAPMEI, no âmbito da atividade da ENN-Portugal, dinamizou também uma masterclass de “Mentoria e Aceleração para Startups e PME”, uma ação de formação para angariação bem-sucedida de financiamento e ignição de startups, que contou com a participação de Olga Fleming e Frederico Fernandes, responsáveis por mais de 500 milhões de dólares em investimento, projetos e parcerias de mentoria a nível internacional.
Recorde-se que, na intervenção de abertura da Web Summit 2022, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, anunciou um novo pacote de 90 milhões de euros para apoiar 3 mil startups nos próximos quatro anos, concretizado já na abertura de concurso para o efeito.
Com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estes apoios, concedidos através de vouchers digitais, serão dirigidos a startups que desenvolvam modelos de negócio digitais “amigos” do ambiente.
Também as incubadoras serão apoiadas, no âmbito de um pacote lançado paralelamente ao que se destina às startups e que visa ajudar estas estruturas nos custos operacionais.
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.