Saiba o que muda no Complemento Solidário para Idosos
A partir de junho
No mês de junho, os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) vão contar com importantes alterações na atribuição desta prestação.
Aumento do valor do CSI em junho
Aumento extraordinário do valor de referência do CSI de 600 euros anuais (50 euros mensais), passando para € 7.208,00 anuais (o valor atual é 6.608 euros) para um beneficiário isolado ou 12.614 euros anuais no caso de casados ou em união de facto.
Os beneficiários terão a sua prestação recalculada em junho, sendo a prestação revista em função do novo valor de referência e dos rendimentos dos beneficiários.
Outra alteração significativa é a eliminação do rendimento dos filhos na avaliação dos recursos dos beneficiários. Em junho, o rendimento dos filhos deixa de ser considerado na atribuição e reavaliação do valor da prestação do CSI, simplificando o processo.
Medicamentos prescritos a beneficiários do CSI passam a ser gratuitos nas farmácias
A comparticipação dos medicamentos prescritos a beneficiários do CSI será aumentada de 50% para 100%. Com esta alteração, os beneficiários terão acesso gratuito aos medicamentos necessários, precisando apenas de apresentar a receita médica na farmácia.
O CSI é um complemento pago a pensionistas com baixos recursos, num valor que corresponde à diferença entre os rendimentos dos pensionistas e o novo valor de referência.
Para pedir o CSI deve preencher o formulário disponível no Portal da Segurança Social, na opção Formulários, e entregá-lo em qualquer Serviço de Atendimento da Segurança Social.
CASO PRECISE DE MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações sobre o Complemento Solidário para Idosos pode consultar o Guia Prático – Complemento Solidário para Idosos
Se já recebe CSI consulte também o Guia Prático – Benefícios Adicionais de Saúde
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.